Propósito, valores e sua saúde mental

 | by  Mariane Fogaça Galhardo Gomes | Coordenadora de Desenvolvimento | Ambev Tech

Imagem: reprodução internet

 

Qual é o seu propósito? Você já pensou a respeito?

 

“Encontrar esse propósito é um passo essencial para traçar um planejamento que realmente esteja alinhado com aquilo que você mais valoriza na vida.”

(Ikigai: encontre o seu propósito em 5 passos)

 

Propósito é quando seus valores direcionam aquilo que você faz em seu dia-a-dia. E quais são seus valores? É muito importante ter claro em nossa mente quais são eles, pois isso faz toda a diferença para nossa vida (pessoal e profissional).

 

Quando trabalhamos para uma empresa que possui valores alinhados com os nossos, isso torna nosso dia-a-dia mais agradável e feliz. Acredite, trabalhar em uma empresa com valores muito diferentes dos nossos pode afetar nossa saúde mental.

 

Por exemplo, se você tem como valores respeito, transparência, inclusão, evolução, trabalho em equipe e integridade, mas acaba trabalhando em uma empresa onde esses valores não são priorizados, possivelmente você irá frustrar-se. Sem apoio da liderança da empresa (e talvez em contradição com colegas de trabalho), verá que seus esforços em evoluir nesses quesitos são em vão.

 

Algumas pessoas até conseguem sobreviver em um ambiente de trabalho com valores muito diferentes dos delas, por outro lado, outras tantas pessoas podem ficar doentes sem perceber a causa real disso, podendo assim ter um nível de estresse elevado, desenvolver síndrome do pânico, burnout, depressão dentre outros problemas de saúde mental.

 

É verdade que, com o atual cenário econômico, não é tão simples assim escolher empregos onde nossos valores possam estar alinhados, mas minha sugestão é que sempre que possível, pesquise a empresa para a qual irá trabalhar, entenda a visão, missão e valores dessa empresa. Procure se informar se o que ela coloca em seu site é realmente aplicado em seu dia-a-dia ou é apenas um marketing para promover a marca. Você consegue encontrar avaliações de pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa em diversos sites de emprego.

 

 

Relacionamento

 

Em “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupery diz: “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”.

 

Gostaria de estender este pensamento para nossos relacionamentos com empresas: As empresas pelas quais passamos sempre nos deixam um aprendizado, e nós também deixamos um pouco de nossos valores para as empresas.

 

Tenho gratidão por todas as empresas pelas quais passei, mas hoje, tenho uma gratidão especial pela Ambev Tech. Nela, pude me encontrar como mulher, mãe, com 43 anos e que se posiciona e apresenta seus pontos de vista. Pude ser eu mesma, sem julgamentos. Com valores que sempre cultivei e aqui pude encontrar: inclusão, respeito, diversidade e crescimento.

 

Meu propósito sempre foi ajudar as pessoas a crescerem e é muito bom ver que aqui as pessoas conseguem evoluir.

 

Te convido a tirar um tempo e pensar em seus valores e em seu propósito de vida. Garanto que isto lhe trará um melhor direcionamento, possibilitando que você esteja alinhado ao que te faz feliz, seguro e pleno.