O que faz um SRE na Ambev Tech?

Você sabe o que é SRE? Essa é uma abordagem de engenharia de software às operações de T.I. que tem se tornado uma função cada vez mais requisitada no mercado de tecnologia. E pra contar tudo que rola nessa área dentro da Ambev Tech, a gente trocou uma ideia com Guilherme Pozo, que atua nessa disciplina por aqui. Bora conferir o nosso Papo com Especialista!

 

Guilherme, conta pra gente o que você faz?
Atualmente, sou SRE na Ambev Tech. Eu estou especificamente na Squad de Cloud Transformation. A gente trabalha para democratizar a infraestrutura e a engenharia para toda a companhia. Tudo isso com muito código, muita automação e mudança de cultura.

 

E qual é a sua percepção sobre trabalhar nesse time?
Hoje eu sou completamente remoto, sou full home office. Mesmo assim, dá pra sentir uma união e o apoio do pessoal. O nosso squad faz parte da torre da Tribo Plataforma. É muita gente boa e muita gente qualificada que está ali para ajudar no que for preciso, inclusive de problemas da vida, problemas pessoais. O ambiente é bem diverso e psicologicamente seguro.

 

Como foi a sua transição de carreira até chegar aonde está hoje?
Eu comecei como analista de infraestrutura, vim do meio mais tradicional. Aí já trabalhei um pouco com software e hoje, acho que o SRE atua bem no meio. É possível ter noção das dores dos dois lados e ajudar a dar mais valor para os dois lados.

 

E que tipos de conhecimento você teve que adquirir para chegar hoje e atuar como um SRE?
Quem é SRE é uma pessoa bem maleável. Ela tem que estar por dentro dos cloud providers. Dessa parte mais “nuvem” que está bem na moda. Tem que estar bem ligada em redução de custo, em observar habilidade. Então, saber as ferramentas que dá pra usar para isso. E também estar ligada às novas tendências de gestão de configuração, de infra as a code, e outros temas mais ligados ao código.

 

E que projetos e oportunidades que você encontra aqui na Ambev Tech sendo um SRE?
A empresa é enorme e tem sistema pra tudo quanto é lado. Tem todo tipo de tecnologia
e é muito escala. As coisas aqui são muito grandes! Então, é um prato cheio para quem trabalha tanto com produto quanto com tecnologia. Mas especificamente em plataforma, que é a nossa grande área, onde minha squad está inserida, a gente lida com tudo que envolve criar um ambiente mais sustentável, mais ágil e mais confiável para a vida do produto e também nas suas entregas. E tudo isso com muito Terraform, com muito Ansible, muito Kubernetes, pipelines. Resumindo, é muita automação e bastante código.

 

Qual recado você deixa para quem está querendo ser SRE?
Acho que a pessoa tem que ser maleável. Ela tem que ser aberta para a mudança, saber estudar as tendências, as coisas novas que estão vindo, não ser muito fanboy de tecnologia, tecnologia X, nem cloud provider Y, e ficar bem próximo do mundo dev, com lógica de programação, com git, e gostar de escrever código.

 

Assista a entrevista completa no nosso Youtube